terça-feira, 22 de maio de 2012

Alesp reúne 700 pessoas em homenagem ao Dia do Trabalhador da Saúde

Mais de 700 trabalhadores da saúde de várias regiões do Estado de São Paulo ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa para acompanhar a sessão solene realizada em homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado em 12 de maio. O evento aconteceu na última sexta-feira, 18/5, e contou também com a presença do secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Canindé Pegado; da presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Caetano; da presidente do Sindicato Estadual dos Enfermeiros, Elaine Leoni; e do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.
Inúmeras autoridades prestigiaram o evento, como o deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB/SP), autor do projeto que tramita no Congresso Nacional instituindo o Dia Nacional do Profissional da Saúde; o secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia; o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz; as deputadas Leci Brandão (PCdoB) e Maria Lucia Amary (PSDB) e o deputado Olimpio Gomes (PDT).
Presidiu a sessão o deputado Rafael Silva (PDT), autor do projeto de lei que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. O parlamentar destacou “que trabalhar na saúde é uma profissão de respeito e também um sacerdócio, pois somente permanecem na área aqueles que realmente amam o ofício de ajudar o próximo”.
As autoridades que discursaram foram unânimes em destacar a valorização da categoria, incluindo salário digno e carga horária reduzida, e afirmaram que vão lutar para que o projeto da jornada de 30 horas que tramita no Congresso Nacional seja aprovado. A deputada Leci enfatizou ainda a necessidade de se criar melhores condições de trabalho em benefício dos profissionais para que possam atender também melhor os pacientes.
A sessão solene ainda homenageou 13 profissionais da saúde que representaram os cerca de 700 mil trabalhadores existentes no Estado, oriundos dos setores público, filantrópico e privado.
Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação Paulista da Saúde, disse que “é preciso parar um pouco o investimento em reformas e tecnologia e investir nos trabalhadores da saúde, que são a base do atendimento. Por isso lutamos para que o projeto 30 horas seja aprovado, dando mais tempo de lazer para esses profissionais que trabalham diuturnamente em prol da saúde da população. Também lutamos para a criação de um ambulatório especial para cuidar desses profissionais”.
Para encerrar a sessão solene, o deputado Rafael Silva convidou a cantora e deputada Leci Brandão para cantar Parabéns a Você, num ato singelo de estender a homenagem a todos os trabalhadores da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário