quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Leci defende reivindicação de professores durante debate na Assembleia

Professores durante audiência na Alesp
A Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo deputado Simão Pedro (PT), recebeu na quarta-feira, 15/2, professores da rede oficial de ensino, entidades de classe e o representante da Secretaria de Estado da Educação, Maurício Tuffani, para discutir a jornada extraclasse, assunto que tem entendimentos diferentes por parte do Estado e dos professores.
Enquanto o Estado, segundo o representante da secretaria, entende que se antecipou à lei e já cumpre o limite de 2/3 da carga horária para atividades em interação com alunos "ainda que inclua no cálculo os 10 minutos de intervalo entre aulas", os professores e suas entidades representativas, como a Associação dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e o Centro do Professorado Paulista (CPP), afirmam que o cálculo correto é o previsto na lei federal 11.738/2008 (lei do piso salarial profissional nacional). Para desequilibrar esse impasse, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar à Apeoesp determinando que o Estado aplicasse de imediato a lei federal.


Falando pela Apeoesp, sua presidente Maria Izabel Noronha lembrou que o piso é uma luta de 200 anos e, agora, tornou-se realidade. Noronha declarou-se indignada pela atitude protelatória do governo paulista e anunciou que a categoria entrará em greve nos dias 14, 15 e 16 de março próximo, caso não haja nenhuma atitude do governo no sentido do cumprimento do que determina a liminar. A deputada Leci Brandão (PCdoB) defendeu a reivindicação dos professores e lembrou da importância da educação na formação das pessoas. Leci conclamou o secretário da Educação, Herman Voorwald, a ser mais receptivo com a causa dos professores, apesar de ter ressalvado o bom atendimento aos pleitos de educação em comunidades quilombolas que tem encaminhado à secretaria.
“Atualmente os professores se sentem agredidos e desvalorizados. Precisamos resgatar a dignidade dessa categoria tão importante para o desenvolvimento do nosso país”, disse Leci.

Com informações do Portal da Alesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário